quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Projeto Páscoa"

P.C.P. Selma Lima de Azevedo


Projeto: Páscoa


Justificativa

Vivemos numa sociedade capitalista, onde se destacam as práticas comerciais que deturpam o real valor de determinadas datas comemorativas.
A Páscoa, cuja origem da palavra hebraica significa passagem, tem perdido ao longo dos anos o seu significado de religiosidade, destacando-se a renovação de nossos corações, o amor, a justiça, o respeito mútuo etc.
Posto isto, a data comemorativa da Páscoa, torna-se uma oportunidade de resgatar valores perdidos, porém tão necessários no mundo em que vivemos.


Objetivo

Conhecer e refletir sobre o real significado da Páscoa de forma suscinta, desde a sua origem até os dias de hoje, com toda a sua simbologia existente.


Público Alvo: Todos os anos/séries da escola.


Desenvolvimento

São colocados em uma mesa, os mais conhecidos símbolos da páscoa, tais como: o cordeiro, o sino, o círio pascal, o girassol, o ovo comum e o coelho, destacando-se o pão e o vinho.
De forma sucinta explicar a origem da Páscoa judaica e cristã.
Explicar o significado de cada símbolo:
. o cordeiro - representa a Jesus Cristo, apresentado como sacrifício pelo povo de Deus;
. o círio pacal - é uma vela acesa que siginifica o renascimento, a luz de Cristo que ilumina nossos caminhos e nossas vidas;
. o girassol - é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor segue a luz do sol, onde quer que ele esteja;
. o sino - nas igrejas que o utilizam, o som do sino festivo anuncia o ressurgimento de Jesus.
. o ovo - símbolo da vida;
. o coelho - símbolo da fertilidade, são mamíferos que se reproduzem de forma tão rápida, numa gestação de 40 dias. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus;
. o pão (não fermentado) - representa o corpo de Cristo perfeito, sem impurezas, para o sacrifício pela humanidade;
. o cálice de vinho- representa o sangue derramado de Cristo em favor da humanidade pecadora.

Esta representação poderá ser feita no pátio, em sistema de rodízio por ano e série, após as professoras trabalharem em suas classes o tema da Páscoa.


Culminância

Após a consideração dos significados dos símbolos, apresentar um breve histórico da origem da Páscoa judaica e o seu significado hoje, ressaltando que a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, representa para nós a esperança de um mundo melhor. Em seguida, servir aos educandos um copo de suco de uva e um pedaço de pão, para relembrarmos o grande sacrifício que Jesus Cristo fez por todos nós e demonstrarmos o nosso apreço.
Finalizamos que os ovos de chocolate podem ser consumidos, mas o mais importante é entendermos o grande ato de amor e esperança à humanidade de um melhor por meio do Criador do Universo e seu filho Jesus Cristo.

.

Nenhum comentário: